Cotidiano

Tudo no seu tempo

“[…]Quer parar o tempo

Natural que seja assim

Ainda eu não te sei de cor

Tem tanto que eu não aprendi[…]”

Quem nunca quis parar por um instante?

Congelar uma cena?

Quem nunca quis que o presente não se tornasse passado e que futuro nem deveria chegar?

O trecho acima é da canção Areia, e faz parte do trabalho “Nós Vós Eles”, da cantora Sandy. Um álbum de estúdio gravado na casa da cantora, em que ela recebe convidados pra lá de talentosos.

Nem vou dizer o quanto eu sou fã dessa cantora, desde a adolescência. E essa letra me acompanha ultimamente, está na minha playlist “Em casa”. Até já coloquei como toque do despertador. Ela me diz tanto, traz recordações de momentos e experiências de vida.

“[…]Tudo no seu tempo

Tão veloz por dentro

Em mim passa devagar

A me acertar […]”.

Pra mim esse é um dos trechos favoritos porque fala do tempo. A gente cresce ouvindo isso dos pais – “tudo tem seu tempo, filha”.  Mas a pressa da vida cheia de empenhos e de tarefas nos faz acelerar tudo, inclusive a vontade. Queremos tudo de forma tão imediata, tipo pra ontem, que nem nos damos conta de que a ansiedade atropela e consome todo o nosso tempo.

E qual é o nosso tempo? Segundo a psicóloga Carmem Leonoura Bonfim temos de certo na nossa vida apenas o momento presente porque o passado não existe mais e o futuro ainda não bateu à nossa porta, mas podemos nos perguntar: existe um segredo para viver o momento presente?

A primeira coisa que me vem à mente é que para viver o momento presente é necessário ter paciência, principalmente observando como estamos vivendo ultimamente em que queremos que tudo aconteça com a maior rapidez possível e impossível. Fixar-nos no presente nos custa e saber esperar não é uma tarefa fácil, mas isso depende também de cada pessoa e de como ela vê e compreende os acontecimentos diante do mundo. Se acreditamos que tudo tem o seu tempo e o momento certo para que as coisas aconteçam talvez seja mais fácil viver o momento presente”, enfatiza a psicóloga.

Momento presente! Sempre que eu falo dessa temática, recordo-me de uma jovem italiana que, aos 18 anos, foi diagnosticada com câncer que em pouco tempo lhe tirou a vida. Chiara Luce Badano porém, viveu a última etapa da sua existência intensamente, focada no momento presente. Cada dor, cada momento de quimioterapia, era um oferecimento. E se despediu dos seus amigos, por meio de uma mensagem ressaltando a velocidade da vida.

Saí da vida de vocês num piscar de olhos. Oh, como gostaria de ter parado aquele trem veloz, que me afastava cada vez mais. Mas eu ainda não entendia. Estava absorvida demais por tantas ambições, projetos e sabe lá o quê. Um outro mundo me esperava, e não restava mais nada a não ser me entregar. Mas agora me sinto envolvida num esplêndido desígnio que aos poucos vai se revelando para mim.”

Ela entendeu a grandiosidade do momento presente. Mas o impulso e o desejo de querer tudo imediatamente nos afastam dele e cria em nós um desejo de que o futuro chegue logo, do modo como programamos. E com certeza viver o momento presente pode ser algo quase impossível de acontecer.  Epode surgir uma pergunta: temos que realmente esperar as coisas acontecerem ou podemos fazer algo para que elas sejam antecipadas?

Para a psicóloga Carmem Leonora é fundamental que “tenhamos objetivos e metas a serem alcançadas em nossas vidas. Isso nos faz olhar para o futuro com determinação e também com esperança de que as coisas podem ser melhores. Uma pergunta pode ser feita por cada um de nós: eu tenho um projeto de vida? O que tenho que avaliar se isso não acontece no tempo que quero, principalmente quando julgo que a espera desse tempo me tira a paz e a tranquilidade e só me acrescenta incertezas? O projeto de vida que tinha almejado para mim pode ser mudado?”

Talvez nem consigamos ter todas essas as repostas de imediato, mas se estamos focados no instante, talvez elas cheguem de modo natural ou talvez a gente compreenda que aquilo que consideramos importante naquele momento nem era pra acontecer logo, afinal, tudo realmente tem o seu tempo para acontecer. Então, que não percamos tempo sonhando com o futuro e nem pensando no passado, mas apenas curtindo o hoje e tudo que ele tem reservado pra nós.

*Imagem: pixabay